QUEM SOMOS

PROPÓSITO

O que nos move, todos os dias, é experimentar, em cada novo desafio, a vivência da ‘comunicação’ - que é a nossa essência - no seu sentido pleno, que é “tornar comum”. Acreditamos na comunicação que engaja, que gera conhecimento e que transforma o mundo (para melhor).


Para tornar algo comum, para partilhar, para participar, é preciso ir além de si. É preciso do coletivo. É necessário olhar o outro, exercitar a escuta, caminhar no sentido do encontro.

Assim surgem novas ideias, somam-se experiências, projetos são paridos, novas soluções que tocam, inspiram, e motivam para a ação. 

 

Para nós, a comunicação é a essência para iniciativas que mobilizam, engajam e transformam. Ao trazer estes propósitos no nosso modo de fazer, buscamos também contribuir para uma sociedade mais humana, justa e democrática.

HISTÓRIA

A empresa surge em 2015, reunindo profissionais que, além de amigos, compartilham sonhos e valores. Pessoas que tiveram sua trajetória marcada por encontros potentes em diversos projetos comuns.

O nome ‘Cais’ vem da ideia de navegar e ter para onde voltar. Do ambiente que é porto, que é terra firme, mas que fica ali do ladinho dos mares. O lugar do encontro e do reencontro. Das trocas, das chegadas e das partidas. 

Desde então, foram muitos projetos, clientes e parceiros que se consolidaram em uma grande rede marcada pela potência dos afetos. No Estúdio Cais prezamos pelo  cuidado, respeito e pelo pleno exercício da criatividade. Com compromisso e responsabilidade.

EQUIPE

SÓCIOS-DIRETORES

Daniele Próspero

  • Grey LinkedIn Icon

Jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Jornalismo Social e em Educação Comunitária. Atua em iniciativas voltadas ao interesse público, tanto na produção de conteúdo, como na gestão e planejamento de projetos, principalmente em temas como educação, juventude, comunicação comunitária e mobilização social, além de sistematização de programas e projetos, em consonância com políticas públicas.


No campo educacional, atua na elaboração, coordenação e desenvolvimento de cursos e oficinas formativas para educadores e gestores públicos, além de desenvolver materiais pedagógicos e conteúdos didáticos e atuar com assessoria técnica para a implementação de projetos de inovação em educação em diversas iniciativas presenciais e em EAD. É sócia-fundadora e diretora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).

Rodrigo Bueno

  • Grey LinkedIn Icon

Formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina, cursou pós-graduação em Meio Ambiente e Sociedades pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (não concluída). Possui experiência em projetos de comunicação popular, pesquisa e roteiro para produtos audiovisuais, estratégias de atitude de marca e planejamento de conteúdo para programas e projetos socioambientais. 

 

Entre as experiências mais recentes, destaque para o trabalho como coordenador de planejamento de comunicação para institutos e fundações, roteirista de vídeo-documentários e sistematizador de experiências socioambientais. Há mais de 10 anos também colabora com a consultoria Olhar Cidadão, referência em gestão de projetos sociais. Tem passagem por grandes agências - como TV1 e FSB Comunicações - e experiência em Londres (Reino Unido), pesquisando e escrevendo sobre projetos no campo da sustentabilidade.

EQUIPE

Maria Victória Oliveira

Amanda Proetti

Flavia Alves

  • Grey LinkedIn Icon

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua com produção diária de conteúdo jornalístico para portais e mídias sociais, com realização de reportagens, entrevistas, planejamento e execução comunicacional, cobertura de eventos e monitoramento de redes sociais.

Atuou no Porvir, portal que trata sobre inovações em educação. No Estúdio Cais, é uma das responsáveis pelo conteúdo de importantes atores do campo social como Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). 

  • Grey LinkedIn Icon

Graduada em Jornalismo e pós-graduada em Gestão da Comunicação, atua no campo das organizações da sociedade civil e dos direitos humanos há 15 anos. Formada em Revisão e Preparação de Textos e Produção Editorial, possui sólida experiência em produção, edição e revisão de conteúdos, bem como na criação, planejamento, gestão e avaliação de fluxos e processos da comunicação. Atuou ainda na gestão, articulação e facilitação de processos e redes em projetos com foco na mobilização para o engajamento, formação e produção de conteúdos.

 

Ao longo de sua trajetória, teve a oportunidade de pesquisar e se aprofundar em diversos temas da agenda pública, o que despertou ainda maior interesse em atuar em iniciativas que se baseiam na criação, no aperfeiçoamento e no monitoramento de políticas públicas.

  • Grey LinkedIn Icon

Formada em jornalismo pela UNESP com especialização em Políticas Públicas Internacionais pela Universidade de Coimbra em Portugal. Também é graduada em Dramaturgia pela SP Escola de Teatro e ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André).

 

Atua no campo social desde 2017, iniciando suas atividades no Instituto ADUS. Em 2019, realiza a Comunicação de Marcas pela ONG Movimento Arredondar, desempenhando em conjunto com a organização, consultoria e execução de peças de comunicação para fundações de varejistas parceiros. Trabalhou como consultora de mídias para a Anistia Internacional Brasil em 2020. Em paralelo, Flavia Alves também é diretora teatral, dramaturga, ghost writer e idealizadora do programa Simples Assim, lives no Instagram sobre literatura e representatividade.

PARCEIROS

Muitos parceiros aportam no Estúdio Cais para parcerias criativas e duradouras.

Nos autodeclaramos um estúdio porque acreditamos que esse é o formato que melhor nos define.  Somos, junto com nossos parceiros, um estúdio de criação de ideias, projetos, posicionamentos e programas contínuos. Atualmente, andam conosco:

Oto Estúdio

Estudio OTO

Design gráfico

estudiozut.com_logo_white_on_black_with_

Estudio Zut!

Produção audiovisual

Fernanda Portela

Produção e revisão de conteúdo

veridiana.png

Veridiana Scarpelli

Artista visual e ilustradora

Maria Moreira

Tradução (inglês e espanhol)

PREMISSAS

Trabalhamos a partir de premissas e diretrizes que conduzem o desenvolvimento dos projetos:

 


1. Construção de um trabalho dialógico e com possibilidade de colaboração, que ouça, articule e sistematize expectativas e ideias dos principais envolvidos;

 

2. Busca por uma proposição que inclua sempre práticas comunicacionais que possam levar ao aprofundamento do senso de pertencimento, de comunidade e relacionamento;

3. Apoio no conceito de educomunicação, que aborda a inter-relação educação/comunicação.

 

4. Valorização do trabalho em rede (online e offline) e das potencialidades de comunicação dos públicos;

 

5. Garantia à transparência, ética, empatia e atenção para entendimento de questões sensíveis.

INSPIRAÇÕES

Um mundo de coisas e casos nos inspiram. Lugares reais e imaginários. Pessoas e seus pensamentos e construções. Nosso infinito respeito à obra e à figura de pensadores e pesquisadores brasileiros como Paulo Freire, Chico Mendes, Darcy Ribeiro, Macaé Evaristo, Milton Santos, Anália Franco, Florestan Fernandes, Nísia Floresta, Daniel Munduruku, Betinho, Miguel Nicolelis, Suzana Herculano-Houzel, Ute Craemer. E mais tantos outros.

Não haveria espaço para a lista completa.

“Mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, sob uma interpretação e um sentido também compartilhados. Pressupõe uma convicção coletiva da relevância, um sentido de público, daquilo que convém a todos. Para que ela seja útil a uma sociedade ela tem que estar orientada para a construção de um projeto de futuro.” 

Bernardo Toro - Filósofo e educador

 

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Paulo Freire - Educador

 

"É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une."

Edgar Morin - Antropólogo e sociólogo

 

"O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade." 

Herbert José de Sousa - “Betinho” - Sociólogo